Blog

Atividades educativas para o São João

Aprenda e divirta-se com as crianças nessa festa tão tradicional e cultural

Image by Daniel Ribeiro Cortat Arastoro from Pixabay

O São João é uma das festas mais tradicionais e divertidas do Brasil. Além de comemorar o nascimento de São João Batista, a festa junina também celebra a cultura e a diversidade do nosso país. Mas você sabia que o São João também pode ser uma oportunidade de aprender e ensinar? Neste artigo, vamos sugerir algumas atividades educativas que você pode fazer com as crianças durante o São João. Confira!

Foto: CNBB https://www.cnbb.org.br/

História do São João

Você pode contar para as crianças a origem e o significado do São João, explicando quem foi São João Batista, por que ele é considerado o precursor de Jesus Cristo, como ele se relacionava com a natureza e os animais, e como ele batizava as pessoas no rio Jordão. Inclusive, também pode falar sobre as influências dos povos indígenas, africanos e europeus na festa junina, mostrando como cada região do Brasil tem suas características e tradições próprias.

Para ilustrar a história, você pode usar imagens, vídeos, livros ou até mesmo fazer um teatro com as crianças. Assim, elas vão aprender sobre religião, história, geografia e cultura de forma lúdica e interativa.

Quadrilha

A quadrilha é uma dança típica do São João, que simula um casamento caipira. Você pode ensinar os passos da quadrilha para as crianças, explicando o significado de cada um deles, como o balancê, a anarriê, o alavantú, o cumprimento dos noivos, etc. Pode também estimular a criatividade das crianças, deixando que elas criem seus próprios passos e coreografias. Além de se divertirem, as crianças vão desenvolver a coordenação motora, a expressão corporal e o ritmo musical.

Para animar a quadrilha, você pode usar músicas típicas do São João, como forró, xote, baião ou sertanejo. Além disso, também pode providenciar roupas e acessórios caipiras para as crianças se caracterizarem. E não se esqueça de tirar muitas fotos para registrar esse momento!

Comidas típicas

O São João é uma festa que tem muitas comidas deliciosas e variadas. Você pode aproveitar para ensinar as crianças sobre os ingredientes e as receitas das comidas típicas, como o bolo de milho, a canjica, o pé de moleque, a paçoca, o quentão, etc. Outra opção também seria mostrar como essas comidas estão relacionadas com a agricultura e a colheita do milho, do amendoim, da mandioca, etc. Contudo, você pode até fazer algumas receitas com as crianças, seguindo as medidas e os cuidados necessários. Assim, elas vão aprender sobre matemática, ciências e culinária.

Para organizar a degustação das comidas típicas, você pode montar uma mesa com toalhas xadrez, pratos e talheres descartáveis, bandeirinhas e balões. Você também pode convidar outras pessoas para participarem da festa, como familiares, amigos ou vizinhos. Entretanto, não se esqueça de avisar sobre possíveis alergias ou restrições alimentares.

Brincadeiras

O São João também é uma festa que tem muitas brincadeiras divertidas e educativas. Você pode propor algumas brincadeiras para as crianças, como o correio elegante, a pescaria, a boca do palhaço, o jogo da argola, etc. Você também pode explicar as regras e os objetivos de cada brincadeira, incentivando as crianças a participarem e a cooperarem entre si. Dessa forma, elas vão desenvolver habilidades como leitura, escrita, raciocínio lógico, atenção e sociabilidade.

Uma forma de preparar as brincadeiras é usar materiais recicláveis, tais como papelão, garrafas pet, latas, caixas, etc. Além disso, você pode oferecer prêmios para as crianças que acertarem as brincadeiras, por exemplo, doces, adesivos, livros ou brinquedos. Por fim, não se esqueça de supervisionar as crianças para evitar acidentes ou brigas.

Outra forma de incrementar as brincadeiras de São João é usar os recursos que temos na nossa loja, como brinquedos de argola, pescaria e outra opção. Clique aqui para verificar a disponibilidade ou entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Como você pode ver, o São João é uma festa que oferece muitas possibilidades de aprendizado e diversão para as crianças. Esperamos que você tenha gostado das nossas sugestões de atividades educativas para o São João. Agora é só se preparar para curtir essa festa tão especial com os pequenos. Portanto, Feliz São João!

Pirilampo

Pirilampo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais
Cozinhar junto com as crianças: uma atividade divertida e educativa

Cozinhar junto com as crianças: uma atividade divertida e educativa

Por que cozinhar com as crianças nas férias escolares? Durante as férias escolares, é uma excelente oportunidade para desfrutar do tempo livre com os filhos e realizar atividades divertidas em

Atividades educativas para fazer com as crianças durante as férias escolares

Atividades educativas para fazer com as crianças durante as férias escolares

Como aproveitar as férias escolares de meio do ano com as crianças de forma educativa e divertida Imagem de pressfoto no Freepik As férias escolares de meio do ano são

Atividades educativas para o São João

Atividades educativas para o São João

Aprenda e divirta-se com as crianças nessa festa tão tradicional e cultural Image by Daniel Ribeiro Cortat Arastoro from Pixabay O São João é uma das festas mais tradicionais e

Como escolher um Brinquedo Educativo

Como escolher um Brinquedo Educativo

Os brinquedos educativos são mais do que simples objetos de diversão. Eles são ferramentas que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando a criatividade, a comunicação e o raciocínio lógico. Mas como saber qual é o brinquedo educativo ideal para cada idade? Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você acertar na escolha e garantir o aprendizado e a alegria do seu filho.

Estimule o desenvolvimento das crianças com o Jogo das Sombras!

Estimule o desenvolvimento das crianças com o Jogo das Sombras!

Atividade cognitiva para crianças em idade escolar. Acervo da Pirilampo O jogo das sombras é muito mais do que uma simples brincadeira. Trata-se de uma atividade cognitiva capaz de proporcionar